quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Incentivar Seu(s) Filho(s)




A força das redes sociais e outras mídias de comunicação
Outro dia estava conversando com escritores e professores. Sobre a força das redes sociais, blogs, campanha publicitária etc. Inclusive trago no livro "O Professor Despertador" histórias reais, tanto positivas quanto negativas da utilização das mesmas. Minha página no G+ está com 1.200.741 visualizações. Escrevo e mantenho dois blogs: http://ed-aventuraem2rodas.blogspot.com.br e http://autorednewton.blogspot.com.br. O primeiro está com 45.920 no ar desde maio de 2011; e o segundo está com 5.568 acessos desde setembro de 2015. 


Não temos uma infraestrutura, logística e/ou editoras para fazer o serviço de divulgação dos livros ou do nosso trabalho. Seja desde setor literário ou de qualquer outro setor. Entretanto, as redes sociais e as mídias de tecnologia têm se mostrado muito eficientes nestes tipos de divulgações.
Todo este trabalho por causa de um grande sonho, contudo, falta por parte de alguns o interesse pela cultura local, pelos escritores e professores de Brasília. A primeira barreira é a inexistência do hábito da leitura. Não digo da leitura de meus livros, mas digo referente a leitura em forma geral. Sou professor universitário há 21 anos, por isso posso afirmar que os alunos não têm o hábito da escrita e da leitura. Alguns chegam a universidade analfabeto funcional*, ou seja, a pessoa não sabe ler e escrever de forma plena e completa para sua principal atividade em uma Instituição de Ensino Superior. Da escrita, para escrever um simples pensamento, esboçar uma ideia, ensaiar escrever um parágrafo se quer. Tudo é copy e paste (copy e cole). E onde fica o resto? Todo o resto, que é mais importante, fica para o último plano. Se der, eu aprendo mais tarde. Fulano vai fazer por mim etc. 

Neste sentido, criar o hábito em nossos filhos desde criança é essencial, acompanhar seus passos é primordial. E quanto a você? Gosta de ler? Não só de ler livros, mas revistas, jornais, informativos etc. Existem sites que têm livros grátis nos diversos formatos digitais, os conhecidos como e-books. Escritores renomados como: Paulo Coelho, Augusto Cury, Agatha Christie entre outros.
Apoie os professores de seus filhos e em alguns casos, os vossos professores. Apoie os escritores de sua cidade, do bairro, da escola de seu filho. São trabalhadores comuns e iguais a todos os demais trabalhadores.
Portanto, o ponto chave é. Incentivar seu filho a estudar, a cursar uma faculdade, pós graduação, a ler livros. Assim você estará formando e fomentando caráter de um cidadão. 

* Analfabetismo Funcional: o indivíduo consegue ler e escrever frases curtas, mas não compreende seu significado. Sabe decodificar os símbolos, mas não o que eles querem dizer.

Ednewton

Nenhum comentário:

Postar um comentário