Livro: O Professor Despertador


Livro O Professor Despertador:

                PUBLICADO: 23/11/2015
  1. Gênero: Literatura, ficção
  2. Páginas: 201 livro físico e 77 e-book
  3. ISBN:  Livro impresso 978-85-919987-3-9
  4. ISBN: Livro e-book 979-85-919987-1-5
  5. Livro: O Professor despertador
  6. Edição: 1
  7. Ano: 2015
  8. Disponível: Amazon e-book aqui
  9. livro impresso Editora Clube de Autores aqui
  10. Se você quiser, ler o Capítulo 1 como degustação aqui.


Sinopse:


"O Professor Paulo é uma pessoa exemplar, educado, excelente professor que faz a diferença em sala de aula, ele cativa os alunos, vive fortes emoções com fatos inusitados que acontece em sala. Ele acredita no crescimento intelectual dos alunos. Luta contra o sistema e contra os colegas de profissão, que são opositores ao seu método de ensino, e sua forma diferente de ministrar as aula. Estes acham que o professor não pode ter amizade com o aluno, que estão formando concorrentes. O professor mostra que é diferente, pois, trata todos os alunos e colegas como pessoas de igual para igual, independente de título, raça, religião ou posição social. Ele mostra que os Professorem podem e devem fazer diferente, trazer o aluno para sua matéria, envolver em sua didática.
Por estar incomodado ele resolveu fazer diferente. A mudança começou primeiro consigo. O resultado foi surpreendente, ele colocou suas reflexões em prática e as experiências estão nas páginas do livro."



Ednewton



-----

Resenha do Livro - Por Pedro de Oliveira


Título:  O Professor Despertador
Autor: Ednewton de Vasconcelos
Edição: 1
Editora: Independente 
Ano: 2015
Páginas:  77 (eBook), 201 (físico).


"O Professor Paulo é uma pessoa exemplar, educado, excelente professor que faz a diferença em sala de aula, ele cativa os alunos, vive fortes emoções com fatos inusitados que acontece em sala. Ele acredita no crescimento intelectual dos alunos. Luta contra o sistema e contra os colegas de profissão, que são opositores ao seu método de ensino, e sua forma diferente de ministrar as aula. Estes acham que o professor não pode ter amizade com o aluno, que estão formando concorrentes. O professor mostra que é diferente, pois, trata todos os alunos e colegas como pessoas de igual para igual, independente de título, raça, religião ou posição social. Ele mostra que os Professorem podem e devem fazer diferente, trazer o aluno para sua matéria, envolver em sua didática. Por estar incomodado ele resolveu fazer diferente. A mudança começou primeiro consigo. O resultado foi surpreendente, ele colocou suas reflexões em prática e as experiências estão nas páginas do livro."


Classificação:

   Quando o Ednewton, autor do livro, me apresentou O Professor Despertador, logo tive interesse pela leitura. Principalmente após já conhecer sua escrita com a leitura de seu primeiro livro, Aventuras em Duas Rodas (leia a resenha aqui). Confesso que eu esperava boas coisas do livro e recebi muito mais do que já aguardava. De início, antes mesmo de explicar a história e detalhar minha opinião, deixo claro que esse livro, bem didático, deveria ser daqueles que o MEC disponibiliza em todas as unidades de ensino, porque é realmente algo muito precioso o que esse livro ensina, além de ser algo que nosso país precisa muito: professores capacitados, e não estou falando só de ter mestrado, doutorado. É ser capacitado pra vida. 

   O livro já inicia, de foma dinâmica e breve, mostrando a rotina do professor Paulo Giliarte, que poderia até ser um professor normal, como qualquer outro, mas preferiu ser diferente de muitos e viver não somente cheio de sonhos, mas realizando-os e fazendo com que seus alunos fizessem o mesmo.  Por muito tempo Paulo sentiu-se desmotivado, pensava em desistir e tudo mais, porém após uma reflexão, percebeu que poderia ser diferente, que os alunos precisavam de mais, e que o professor é capaz de moldar a postura e as idealizações de seus educandos


   Como diz um sábio amigo: "levar os alunos a transarem com a matéria". Outra coisa que o Professor Paulo tinha em primeiro plano: mostrar ao Aluno que ele podia sonhar seus próprios sonhos, ter seus próprios objetivos, preparar o Aluno não só para o sucesso, mas também provocar, instigar o Aluno a acreditar em si mesmo.

   A partir daí, somos levados a conhecer várias situações em que o Professor Paulo se mostrou diferente, que mudou algo na mente de seus alunos, que verdadeiramente se "despertou" e acabou por despertar também aqueles ao seu redor

   A narrativa de O Professor Despertador é levada em terceira pessoa, que na minha opinião caiu tão bem quanto se tivesse sido feita em primeira pessoa. Além de leve, Ednewton usou uma linguagem bem moderna, formal e que mantém um dinamismo contínuo até o fim. Esses fatos, assim como outros, contribuíram muito para uma leitura fluida e sem fatos desnecessários 

   Gostei também das críticas presentes no livro. Confesso que seria muito bom se todos os professores dessem uma lida nesse livro, o Brasil evoluiria muito. Pode parecer ilusão alguém como o Professor Paulo, contudo, acredito muito na questão do "querer", e se o professor quer mesmo mudar o cenário educacional, basta mudar, principalmente, suas atitudes. O Professor Despertador é um livro realmente muito inspirador, educacional, motivador e que deveria ser lido não somente por professores, mas por alunos, que também podem dar aquela "despertada" no seu educador. 

Adquira já um exemplar (físico ou digital):
Clube de Autores - Compre aqui
 Amazon - Compre aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário